O volante Sparco R368 é uma excelente opção para quem procura um volante orientado à competição/uso exigente, com diâmetro generoso, boa profundidade, revestimento de qualidade, compatibilidade aftermarket e marca reconhecida.
Especificações principais
Diâmetro: 380 mm.
Profundidade (“dish” ou deslocamento) de 65 mm (ou “semi dish”).
Revestimento: camurça / suede.
Empunhadura (grip) de perfil oval (32/30 mm) segundo alguns dados.
Padrão de fixação: 6 × 70 mm (6 parafusos, passo entre eixos 70 mm) compatível com hubs/também com kits Momo, OMP, Sparco etc.
Cor/Acabamento: Spokes (os braços) em alumínio negro anodizado, anel central com marcação amarela para “posição” (centro) ou simplesmente faixa amarela no topo.
Uso indicado: desenhado para rally, touring, off-road (ou competição/trabalho duro)
Aqui estão os motivos pelos quais este volante se destaca:
Tamanho grande e “dish” moderado — O diâmetro de 380 mm combinado com uma profundidade de 65 mm significa que o volante tem uma boa presença física, permite boa alavanca e controlo, especialmente útil em competição, rally ou onde são necessárias manobras rápidas.
Revestimento em suede — A camurça oferece óptimo “grip”, ou seja boa aderência à mão, o que ajuda quando há vibrações ou quando a condução exige muito esforço. Para condução mais agressiva, é uma vantagem.
Marca de topo / especialização rally/competição — Sendo um produto da marca Sparco (bem conhecida em automóvel de competição), o R368 reflete know-how para uso exigente. Por exemplo, página oficial refere “designed to improve grip and comfort for driving precision”.
Compatibilidade universal relativamente boa — O padrão 6×70 permite usar hubs ou adaptadores de várias marcas, o que facilita a instalação em diferentes veículos de competição ou projectos. Este tipo de padrão é comum em peças de aftermarket de competição.
Marca de posição / detalhe visual — A faixa amarela no topo (centro) ajuda na orientação rápida do volante (útil em rallies ou drift, onde saber onde está “em frente” rapidamente é importante).
Instalação e compatibilidade — dicas práticas
Se estiver a pensar instalar o R368, aqui ficam alguns passos e cuidados:
Confirme o padrão de fixação da sua coluna de direcção/hub: deve ter 6 furos com 70 mm de passo (PCD 6×70 mm). O R368 indica esse padrão.
Verifique o espaço da coluna/hábito de condução: o “dish” de 65mm significa que o volante se projeta para dentro em relação à face da coluna. Verifique que isso não interfere com o painel, painel de instrumentos ou pernas dos ocupantes.
Verifique que o boss kit/hub (adaptador) seja compatível com o diâmetro de 380mm e também que consiga fixar de forma segura (parafusos de qualidade, apertos correctos).
Instale o botão da buzina (horn button) se aplicável — muitos kits incluem “horn button set” (dizem que o R368 vem com “2-piece horn button set (blue and black)”).
Em veículos de estrada: verifique se a substituição do volante afeta airbags, controlo de estabilidade, sistemas de assistência ou a homologação do veículo. Em caso de competição, verifique homologações da categoria.
Manutenção do revestimento: Após instalação, é recomendável usar luvas de condução (em competição ou uso intensivo) para preservar o suede. Em uso urbano pode “vestir” mais rápido.
Verifique que o volante está bem centrado (faixa amarela no topo alinhada quando rodas em frente) — isso ajuda a orientar-se rapidamente nas curvas/viragens.
Em que tipo de veículo ou utilização faz mais sentido?
Este volante encaixa bem nos seguintes cenários:
Carros de rally, touring ou off-road, onde o condutor precisa de muito controlo, boa pegada, resistência. (De facto, o fabricante refere “designed for off-road use”.)
Veículos de competição ou tracking, onde se quer substituir o volante de origem por algo mais focado performance, ergonomia, grip.
Veículos modificados onde a coluna de direcção/hub já está preparado para volante aftermarket.